Rui Soares


PRESIDENTE DA JUNTA DA UNIÃO DE FREGUESIAS DE SOUSELAS E BOTÃO

Rui Manuel de Sousa Soares nasceu a 3 de Junho de 1970, e é o Presidente da União de Freguesias de Souselas e Botão. Antes de ter casado e se ter mudado para a Marmeleira, viveu até então, em Sargento Mor, terra que o viu crescer. 

Começou a jogar com 16 anos, no Barcouço, e pelo reconhecimento das suas características, passou logo no ano a seguir para os Júniores da Académica, clube que se viu obrigado a abandonar pela carência dos transportes públicos. Por ter acessos de transporte mais facilitado, foi jogar para a Mealhada. Passou posteriormente pelo Vilela, depois Barcouço, Esperança e Vilela de novo, tendo terminado a sua “carreira futebolística” aos 29 anos, já na Marmeleira, onde lhe foi atribuído carinhosamente, o nome de “Estoirão”, por ter um remate muito forte, característica esta, que hoje ainda é muito recordada. A nível profissional, sempre trabalhou na construção, começando desde muito cedo a trabalhar e a ajudar na empresa do seu Pai, o que também não lhe proporcionou conciliar com o futebol. Mais tarde, fundou a sua própria empresa, ao mesmo tempo que dava os seus primeiros passos no Mundo Social e Político. 

Começou por ser Presidente da Assembleia, pelo partido PPD/PSD.CDS-PP.MPT.PPM, sem nunca ter assistido a uma Assembleia na vida, tendo superado esta tarefa com distinção e humildade, desempenhando-a sempre com ponderação e justiça. Foi Presidente do Centro Social de Marmeleira, e foi desde então que criou laços mais estreitos com a população, e demonstrou o seu caráter. 

Foi por uma grande insatisfação com os governantes deste País, que não dão as mesmas oportunidades a todos, pelas carências existentes nas áreas circundantes às grandes cidades,  e por insistência de quem o acompanhava de mais perto, que se decidiu candidatar às Autárquicas de 2013, como Independente. E ganhou! O Povo reconheceu a Pessoa que nunca abandonou os seus valores, e sempre ajudou no que podia, e até quando não podia. Fez um mandato controverso, por muitos percalços e barreiras colocadas pela oposição, e até mesmo dentro do seio da sua própria equipa. Tempestades passadas, volta a candidatar-se em 2017, ao lado do Ex. Bastonário da Ordem dos Médicos, Dr. José Manuel Silva, ganhando desta vez com maioria absoluta, tendo sido, assim, uma confirmação do seu excelente trabalho de quatro anos, mesmo com todas as tentativas de o derrubar. 

Diz que todo o trabalho que fez, fez com a ajuda de uma vasta equipa, que com pouco ou muito, todos contribuíram e contribuem para a causa maior deste Movimento Independente Somos Coimbra, que são as Pessoas, sempre, SENTINDO DIFERENTE e FAZENDO MELHOR!”