Ginásio Musical

Ginásio Musical

Para reinventar a prática e o ensino da música


OFERTA FORMATIVA


Assente em princípios pedagógicos e sociais diferenciadores, o Ginásio Musical pretende contribuir para o desenvolvimento criativo da sociedade (motor, cognitivo e social) através de práticas lúdicas, colaborativas e pluridisciplinares promovendo a liberdade, a experimentação criativa e a participação de todos.

O Ginásio Musical é a continuação natural do projecto de pesquisa “O Jogo Aberto” criado em 2001 com o objectivo de desenvolver novas prática e aprendizagens da música através do lúdico. É hoje um conjunto de oportunidades de treino lúdico-musical para todos o públicos, actualmente com praticantes por todo o país e não só.

Assente na ideia de que variados e simples jogos fazem mais pela criatividade que um só jogo complexo que tente resolver tudo, hoje a enorme colecção de jogos e ideias conceptuais abrem este projecto a muitas novas direcções para dar resposta às variadas necessidades dos seus frequentadores.

O jogo é um fenómeno natural que desde o início tem quiado os destinos do mundo: ele manifesta- se nas formas que a matéria pode assumir, na sua organização em estruturas vivas e no comportamento social dos seres humanos.
Manfred Eigen
Um velho paradigma necessita ser continuamente revisto: o acto de criar jogos, mais do que a participação neles muda o ponto de vista sobre tudo quanto nos rodeia, melhora a compreensão da complexidade e desenvolve as nossas mais profundas capacidades criativas e o entusiasmo pelo acto de experimentar. Diria, lúdico ao quadrado.
BitOcas

Trautear é sincronizar o corpo e a alma, divertimento musical que encontra a agitação e a calma. Improvisar é questionar, procurar um sentido
para a comunicação pelos sentidos.
Trautear é libertar um corpo, instrumento sonoro, transbordante de cognitivas memórias emocionais. Gestos e Jogos, modos e canções,
explosões no silêncio,
jornais nos jograis,
palavras suadas
e outras que tais.