Associação Cultural e Recreativa Encontre o Futuro

Localizada no limite do Concelho de Coimbra com o Concelho de Penacova, a Mata de S. Pedro é, apesar do seu aparente isolamento geográfico e da sua baixa densidade populacional (cerca de 150 habitantes), um lugar onde os habitantes sempre zelaram pelos interesses da comunidade. A Assembleia de Compartes dos Baldios da Mata de S. Pedro, formada em 2005, é um desses exemplos. Sendo o garante da valorização, preservação e exploração do património natural da aldeia. Abrangendo uma área de 460.100m², os terrenos que constituem os baldios da Mata de S. Pedro localizam-se no topo da aldeia, na Chã da Mata. Há a destacar a responsabilidade desta entidade no plano de trabalhos tendo em vista a limpeza e rearborização do espaço em questão.

O interesse comum esteve também presente aquando do despontar da ideia de construir uma escola primária que pudesse servir a aldeia. Até aos anos 80, as crianças tinham de se deslocar diariamente a pé até à escola do Paço. Pondo termo a esta situação, é inaugurada em 1982 a escola primária, uma ideia que partiu dos habitantes da Mata. O terreno foi cedido por Idalina Antunes e a mão-de-obra foi garantida pela própria população. A 2 de Novembro de 1982 foi lecionada a primeira aula na nova escola contando na altura com 19 alunos. Ao longo de duas décadas passaram por ali algumas gerações até que o número de alunos começou a declinar, tornando-se mais escasso e culminando com o encerramento da escola.

A Outubro de 2007 reúne-se uma Assembleia para a criação da futura associação sociocultural com o objetivo de aproveitar e dinamizar o espaço inativo da antiga escola primária. Nesta sequência de acontecimentos, a ACREF – Associação Cultural e Recreativa Encontre o Futuro – , foi criada a 24 de Março de 2008 com a desejada sede na escola da Mata de S. Pedro. Desde então, foram organizados por esta entidade eventos nas mais variadas áreas: desde torneios de sueca a competições de BTT, passeios de bicicleta, excursões a diferentes pontos do país, realização de ateliês, sessões de esclarecimento, cursos de guitarra, noites de fados, exposições – destaque para a exposição cuja temática abordava a história da aldeia representada pelo espólio e pelos testemunhos cedidos pela população mais velha. A ACREF é, por isso, a principal promotora de eventos culturais, lúdicos e desportivos, à parte da Comissão Anual das Festas em Honra de S. Pedro. Mas, sobretudo, há que sublinhar que a associação da Mata tem assumido um importante papel na reconstrução da memória coletiva, valorizando a herança deixada pelas gerações passadas e atuando em concreto com as gerações atuais na preservação dessa mesma memória com vista a transportá-la até ao futuro.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA
PartilharTw.Fb.Pin.
...

This is a unique website which will require a more modern browser to work!

Please upgrade today!